quarta-feira, 17 de setembro de 2014

APRENDER A APRENDER - CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA SUPERVISORES DE ENFERMAGEM


CEPEn - As obras Sociais irmã Dulce esta realizando um curso de Capacitação Didático Pedagógico para enfermeiros em supervisão. Lusi Carvalho Santana ministrou o tema: APRENDENDO A APRENDER. Esta foi mais uma atividade realizada pelo PECA- Assessoria e Consultoria & Clínica Especializada. O curso aconteceu no CEPEn Centro de Ensino e Penquisa, localizada no prédio do Hospital Irmã Dulce. A turma é incrível! Estou muito feliz por contribuir com esta equipe maravilhosa de profissionais da área de saúde.


APRENDER A APRENDER E A NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO from Lusiane Carvalho da Silva

INTRODUÇÃO


     Iniciamos os trabalhos com o vídeo APRENDER A APRENDER que ao permitirmos assistir com o olhar apurado conseguimos perceber a essência do ato de aprender a aprender na visão de quem ensina e de quem aprender, porque quem ensina aprende e quem aprende ensina.
  Em seguida, não podíamos deixar de analisar o comportamento do SUJEITO DA CONTEMPORANEIDADE,  a fim  de entender que aprender a aprender é o caminho para as conquistas diárias e a busca da sabedoria.
      Dando continuidade as nossas discussões seguimos com o aprendizado, a partir das contribuições da neurociência na educação, pois independente da área de conhecimento, a fonte de todo saber filosófico é a educação, como fizemos neste encontro. A neurociência, através da mediação e com a conclusão do vídeo de Suzana Herculano pode trazer os princípios básicos para o ato de APRENDER A APRENDER.
     Analise as questões abaixo e contribua, nos comentários com suas impressões, neste curso.

1. TAREFA
Reveja o vídeo APRENDER A APRENDER E COMENTE:
Você está liderando uma nova equipe de enfermeiros recém formados. Na ação cotidiana um de seus enfermeiros necessita colocar um acesso para coletar material de investigação em exames. O enfermeiro tentar a primeira vez, mas não encontra a veia do paciente. BASEANDO-SE  NO COMPORTAMENTO DO MESTRE, DO VÍDEO, COMO UM SUPERVISOR DEVE SE COMPORTAR NO MOMENTO DA AÇÃO E APÓS ESTA?




2. TAREFA:

    Reveja, cuidadosamente, o slide do curso Aprender a Aprender e expresse seus conhecimentos, a partir deste estudo. o que é novo para você e porque você utilizará na sua vida profissional e pessoal.




3. PROCESSO


Outro vídeo para pesquisa:

https://www.youtube.com/watch?v=M0do_ye-R00 (vídeo extra para ampliar possibilidades de aprendizado)

Assista ao vídeo de Suzana Herculano - As Contribuições da Neurociência na Educação e relacione com toda a mediação realizada, neste curso apresentando, sempre, suas expressões e as contribuições para sua carreira.

4. AVALIAÇÃO

Apresente seu pensamento sobre o tema abordado, as contribuições na sua vida e se este tema foi, realmente pertinente na sua prática.

5. CRÉDITOS:
LUSIANE CARVALHO DA SILVA
PEDAGOGA (UCSal)
ESPECIALISTA EM TECNOLOGIAS E NOVAS EDUCAÇÕES (UFBA)
PSICOPEDAGOGA CLÍNICA E INSTITUCIONAL (IBPEX/UNIINTER)
MESTRADA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Este webquests já é um ensaio para nosso próximo encontro, pois você ao participar desta atividade você já estará utilizando uma ferramenta da TIC-TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.


10 comentários:

  1. Olá pessoal!

    Aguardo os comentários deste webquest. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso! Adorei a iniciativa. Agradeço em nome do Centro de Ensino e Pesquisa em Enfermagem - CEPEn das Obras Sociais Irmã Dulce pelo seu compromisso e dedicação com o ensino aprendizagem, pela parceria estabelecida e por sua importante contribuição com os Enfermeiros em Supervisão da OSID. Obrigada Lusiane Carvalho, parabéns pelo trabalho.
      Enfermeira Vanessa Conceição
      Líder do CEPEn

      Excluir
  2. TAREFA 1. Com base na metodologia apresentada pelo mestre e que pudemos ver no vídeo, o Enfermeiro Supervisor deverá tomar a postura de orientar o profissional conforme a necessidade do momento, conforme a demanda apresentada por ele, buscando a comunicação acertiva e efetiva.
    Na dificuldade de realizar o acesso, então o enfermeiro supervisor deve realizar a orientação quanto a técnica a ser realizada, diminuir a apreensão e ansiedade do aprendiz, demonstrando a dificuldade natural no inicio, permitindo que o Enfermeiro iniciante tente outra vez. Sinalizando que com o conhecimento teórico e aplicação deste na prática assistencial, a práxis, com treino e dedicação terá sucesso, melhorando sua habilidade.
    Propor a discussão sobre a técnica a ser realizada anterior a execução do procedimento seria uma boa prática. Discutir sobre a anatomia vascular, possíveis dificuldades a serem encontradas, materiais necessários para a punção venosa e para a coleta do material biológico deste caso. Estabelecendo assim confiança entre os pares.
    Prafraseando Herculano, A princípio qualquer pessoa pode se tornar excelente naquilo que faz, desde que se dedique, apresente uma motivação constante e muito treino.
    TAREFA 2. O Sujeito é parte do seu processo do conhecimento, de ensino aprendizagem, incluindo suas perspectivas, ambições, experiência de vida, conhecimento inato, tudo isso implicando na elaboração desse processo de formação e melhoria de suas habilidades.
    Estes podem estar inseridos e atrelados aos saberes conceituais, teóricos bem como tecnológicos. Entender a importância de sua responsabilidade no aperfeiçoamento e aprimoramento do conhecimento técnico científico exercendo a práxis, atrelado a comunicação efetiva, a flexibilidade nas ações, criatividade e proatividade, bem como favorecer as multiplas conexões cerebrais, ampliando as redes de conhecimento e dirimindo as resistências, fazem do sujeito componente transformador no processo de ensino aprendizagem.
    Deve o indivíduo que aprende e que ensina ser também responsável pela sua atualização. Manter o ciclo da trilogia do ato de aprender a aprender, estimular , processar e usar prazerosamente permitindo as conexões cerebrais de tal forma ampliando as redes.
    Importante reconhecer e saber lidar com os 4 pilares da educação conforme os seguintes saberes: Saber conhecer, saber fazer, saber ser e o saber viver, todos interagindo para atingir o objetivo.
    A temática discutida traz informações essenciais para todos, tanto enquanto profissionais como enquanto pessoas, são expertises que devemos aplicar sempre para garantir acesso aos saberes, à aprendizagem de forma didática e não mais empírica.
    Desconhecia o termo Alerta Relaxado, que nos revela a importância do foco, da atenção e dedicação ao que se faz ou pretende fazer, para assim atingir o objetivo antes motivado, com interesse e afinco apreendendo de fato o conhecimento construído.
    TAREFA 3. A correlção com o Vídeo de Suzana Herculano e a mediação realizada no curso está examente na importância do agir, assim sair da zona de conforto e passar a ação. Para tanto a necesidade de encontrar a sua motivação que despertará o interesse por um objetivo a ser proposto e realizado. Levando em consideração a influência do meio, da emoção, bem como do Alerta Relaxado momento de total atenção fundamental para a percepção e da aprendizagem.
    A motivação será a mola propulsora para a execução da ação, mesmo diante da percepção da dificuldade. Daí a importância da avaliação e do feedback ao aluno/aprendiz, pois mesmo com as dificuldades haverá o desejo de superar, conseguir a solução para o problema através do estímulo para que o aluno encontre a motivação para seu crescimento considerando que não domina determinado saber mas considera a possibilidade de aprender .


    Enfermeira Vanessa Conceição
    Líder do CEPEn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante Vanessa!
      Pontos muito bem apresentados. Estou feliz pela sua inferência e sua transcendência. Parabéns!

      Excluir
  3. TAREFA 4. A temática é altamente pertinente ao meu fazer e ao meu ser em particular, aborda campos do saberes imprescindíveis a elaboração do processo ensino aprendizagem, seja ele no campo técnico seja ele pessoal, de forma que aprendendo a aprender - está intrisecamente ligado a vida. Possibilitou ampliar meus horizontes no que se refere a forma didática apresentada, aos termos desconhecidos e reafirmou a necessidade do treino /prática na execução do fazer qualificado.
    Enfermeira Vanessa Conceição
    Líder do CEPEn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!
      O importante é entender que os saberes devem está explícito nas práticas e nunca engavetados. Implícitos nas falas e nunca anulados ou esquecidos. O conhecimento deve ser atrelado a ação prática, pois quando não é exercito é mera informação, mas quando é internalizado e serve em sua vida profissional e pessoal, este conhecimento, na verdade, transforma-se em sabedoria e a sabedoria deve ser transmitida, passada adiante.
      Sucesso!

      Excluir
  4. Tarefa 1. Baseado no comportamento do Mestre do vídeo espera-se que um supervisor atue como um ser estimulador, orientador capaz de identificar as dificuldades apresentadas pelos seus supervisionados contribuindo para o alcance do esperado. Lembrando que para isso necessita-se conhecimento, treinamento (prática) e segurança. Tendo como exemplo a realização da punção o Enfermeiro supervisor no 1º momento permite a exemplificação do procedimento depois a realização pelo enfermeiro observando a situações influenciadoras como o ambiente, a segurança, o aperfeiçoamento e conhecimento adquirido comentando e avaliando a ação realizada independente do êxito alcançado. Logo, o enfermeiro passaria pelo o que foi apresentado na trilogia o estimular, processar e usar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de fundamental importância termos a visão do mestre que oportunizar e cuida. Parabéns Nivelci!

      Excluir
  5. Tarefa 2. Assim como foi dito pela colega Vanessa o termo Alerta Relaxado apresentava-se desconhecido o que a partir do dia em que foi exposto surgiu como um novo conhecimento adquirido. Exemplificando que neste estado o indivíduo é capaz de focar naquilo em que pretende alcançar. Sendo assim, fica claro que o processo de Aprender a Aprender está totalmente implícito na minha rotina como supervisora e como um ser que vive em busca de motivações, interesses, focos e aprimoramento de conhecimentos que serão compartilhados entre a equipe de trabalho.

    Tarefa 3. A partir dos vídeos expostos por Herculano associado ao conhecimento adquirido durante o curso conclui-se que o aprender apresenta a motivação como o centro do processo capaz de gerar no indivíduo internamente a capacidade de ir em busca do objetivo perpassando por obstáculos ao longo do processo, mas que permitirá o crescimento e impulso para seguir em frente focado no interesse. Lembrando que o crescimento deste indivíduo estará atrelado a sua condição de auto avaliar, trocar experiências, dedicar-se e de ser encorajado a vencer.

    Tarefa 4. Sim, um tema pertinente na minha prática exposta de forma dinâmica e construtiva a partir de uma tecnologia inovadora e interativa pois hoje tenho conhecimento que o processo do Aprender fez e faz parte do meu crescimento pessoal e profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante vcs perceberem que é imprescindível a motivação, pois este é o sentimento que impulsiona a busca e o querer ser, a cada dia, melhor. Através da motivação. inclusive, é que o aprendizado se dá de forma efetiva. Parabéns!

      Excluir