terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Formação Continuada de Professores

Olá Educador !


Se você está neste blogger agora, já posso considerá-lo Educador da Contemporaneidade e, estaremos nos webquests colocando todo o nosso esforço e dedicação para que esta jornada Pedagógica venha somar em nós: atitudes, estratégias, conhecimentos e habilidades para nossa prática pedagógica e social como um todo.

Hoje, 25 de janeiro de 2011 vamos iniciar nossos trabalhos, portando observe e siga seu primeiro webquest nesta frmação continuada.




Bom trabalho!

I Tema: O Sujeito da Contemporaneidade

Introdução:

Refletir sobre o sujeito e a sociedade é ter um objetivo em compreender a forma e a necessidade dos movimentos sociais e tornar apto o indivíduo que processa tudo que nela existe.
Teoricamente pode-se entender o indivíduo em sujeito como o sujeito histórico-capitalista sustentado pelo jurídico e sua individualização pelo Estado, resultando daí ao mesmo tempo o sujeito livre e responsável. Mas, compreender o sujeito da contemporaneidade é muito mais que os aspectos apresentados, pois é percebe-se como este sujeito e adaptar-se aos princípios da modernidade.
De fato que ao passo que a humanidade avança e estamos no palco dos acontecimentos sentimo-nos agente e construtor desta história, mas será que este, e realmente um sintoma dos tempos atuais? Será que, realmente podemos nos considerar na totalidade, agente da história ou estamos, muitas vezes, permitindo estar à margem da mesma?


Tarefa:

1. Leia o módulo, especificamete o capítulo 3 e escreva as suas impressões sobre o tem;

2. Reveja o vídeo: A última Hora trailer e trace o perfil do sujeito contemporaneo analisando os aspectos do sujeito iserido e à margem da modernidade no contexto de transformar o mundo para melhor;


Processo:

Para realizar sua tarefa é importante que você trace os caminhos direcionados e socialize através do análise dos comentários dos colegas fazendo suas inferências. Antes, de qualquer ação, em seu webquests não esqueça de ler o módulo e pesquisar mais, pois a internet é um mundo de colaborações.

Prepare em seu blogger uma matéria para esuqematizar seus estudos, a partir dos nossos encontros e do webquests;

Siga seus colegas e troque ideias e informções, pois a técnica, a comunicação e a informação são imprescindóveis para a formação do Sujeito da Contemporaneidade ;

Avaliação:

Acontecerá individual e coletivamente em todo tempo e na movimentação das habilidades;

é importante estar em dias com o webquests para que seja percebido seu desempenho nesta Formação de Professores.

Conclusão:

Iniciaremos sempre a formação com base nas discussões dos webquests, daí a importância de contribuir e participar.

Bom trabalho!

Créditos:


Centro Educacional Império do Saber
Formação Continuada de Professores
Mediadora: Lusiane Carvalho da Silva
Data: 25 de janeiro de 2011

22 comentários:

  1. Olá queridos!
    Espero que as discussões também esquentem este webquests.

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  2. Olá Lusi
    Antes de mais nada gostaria de agradecer-lhe pela oportunidade que nos dar através deste curso de Formação continuada, onde com certeza cresceremos um pouco mais no sentido de adquirirmos mais de conhecimento em nossas jornada não só profissional como também pessoal.
    E o que gostaria de deixar só a nível só de acrécimo e de contribuição ao nosso forum é que ao afirmar que:" Refletir sobre a contemporaneidade implica pensar sobre os valores que vêm mudando aceleradamente nas diferentes áreas sociais a partir dos comportamento, das ações e das atitudes individuais e coletiva"(Formação continuada,p 6)[...]Realmente me levou a refletir sobre essa questão dos valores éticos e morais se assim posso definir os ensinamentos que nos eram transmitidos pelos nossos pais, como por exemplo a questão dos limites, respeito e obediência a quem de direito.E na contemporaneidade,nessa luta que travamos por uma vida melhor em todos os aspectos;alimentação, moradia, vestuário, saúde, lazer, educação e outros, esses e tantos outros valores tão ou mais importante, têm sido deixados de lado ou transferidos para a Escola.Então eu quetionei: Será que nossos alunos têm a conciência necessária de que existe um momento certo para se usar um celular em sala de aula? Será que vão respeitar a decisão do professor quando ele determinar este momento?Será que entendem que o celular que possuem é porque precisam, é o que podem ter e não porque querem ter?
    Desde quando tais ensinamentos não lhes foram transmitidos quando deveriam ser e por quem deveriam ser, no caso a Família e não o professor, acredito que este seriam um aspecto que precisa ser descutido quanto ao uso da tecnologia em sala de aula.
    Em Provérbios, 22;6 diz assim "Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele". Acredito que este Instrui se refere primeiramnete a nós pais e responsáveis para em seguida a nós educadores, o que me faz lembrar de uma frase que lhe num site que pra mim tem grande valor, diz assim a frase; "Todos querem deixar um mundo melhor para seus filhos, mas que filhos melhores estamos deixando para o mundo?"
    Gostaria de deixar este momento de reflexão para todos nós pais e educadores já que somos nós que compomos este mundo tecnológico ou não.
    beijos.
    Ass; Daci Laura

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  3. Lusi
    Meu perfil verdadeiro é este.

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  4. Olá Prof.Darci,

    Sabems que a educação de hj passa por várias crises, sobretudo a educação famiiar, mas será que isso também não se dar por estarmos a margem da contempoarneidade e por isso n/ sabemos lidar com os conflitos diários? Por ex. o celular.

    Será que a interatividade e a vivencia real da contemporaneidade não vai nos trazer estratégias para resolver alguns conflitos de sala de aula? A interatividade esta em todo lugar e precisamos dela. Vc nao acha?

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  5. O SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE
    Por Emanuele Morais

    A própria expressão de contemporaneidade já pode ser interpretada como um anúncio de boas novas recorrentes nas produções acadêmicas e científicas, empregada para sinalizar a pesquisa, as experiências e processos que estão ocorrendo no nosso tempo e que este possui uma especificidade importante: é marcado por transformações em variadas esferas, o que lhe dá contornos complexos.
    O indivíduo alheio às mudanças ocorridas no mundo significa está impossibilitado de exercer o seu papel humanístico, ou seja, é a perda do ser, e este papel é totalmente antagônico ao sujeito da contemporaneidade.
    O sujeito da contemporaneidade está inserido num cenário de buscas, de afirmações e transformações, onde ele é o protagonista da história, que cria, recria, age e interfere nas mais diversas variações ocorridas no mundo a exemplo da tecnologia, porém, como citou o nosso colega filósofo Fredson ‘sem abandonar a poesia que é algo inerente ao ser humano’.
    No tocante à área da docência que é o nosso foco, podemos entender que além de tudo que o sujeito da contemporaneidade deve desempenhar o papel de um comunicador social aberto e apto aos aparatos tecnológicos que serão utilizados principalmente para a construção da aprendizagem sistematizada devido ao uso da informação e comunicação aproveitadas como meios que poderão contribuir para melhorar a aproximação entre professores e alunos, que muitas vezes vem ameaçando o relacionamento interpessoal no ambiente escolar.
    Portanto, o sujeito da contemporaneidade tende a acreditar no uso pensado da tecnologia e suas diversas nuances no cotidiano de modo geral, onde se preocupa com o significado que ela faz à vida, podendo manipulá-la de forma a usá-la na edificação de um território mundial mais justo e amistoso para todos que habitam neste planeta chamado Terra.

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  6. É por aí mesmo Emannuele,

    Assim, chegaremos ao Educador para a contemporaneidade.
    PRABÉNS!

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  7. Olá Lusi,

    O tema abordado no primeiro dia da Formação Continuada de Professor foi bastante provocador, pois nos ajuda a refletir sobre a nossa postura como sujeita da contemporaneidade. Esse sujeito que é fruto das grandes transformações sócio-históricas, principalmente dos avanços tecnológicos. Portanto o sujeito contemporâneo é dinâmico, inquieto, pois está constantemente se aperfeiçoando procurando acompanhar essas novas mudanças que a todo momento surgem.

    Nesse contexto, o professor não pode ficar à parte dessa realidade, uma vez que os alunos são sujeito da contemporaneidade. O educador deve ir em busca do novo, engaja-se com as ferramentas tecnológicas para melhor interagir com os alunos e encontrar nelas suporte para melhorar sua prática pedagógica. E utilizar também a prática pedagógica para estimular a consciência dos alunos para as questões ambientais e a tecnologia é um excelente recurso para esse fim.

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  8. Oi Lusi,antes de mais nada quero agradecer a oportunidade de estarmos juntos trocando saberes e experiências.
    A partir desse primeiro dia de formação continuada pude perceber como muitas vezes estamos fora dessa realidade,como você mesma disse,vendo a história passar,sem fazer parte dela.Devemos ser protagonista e autor da nossa história,livres,responsáveis,capazes de interagir com o outro.o sujeito da contemporaneidade deve ser um pesquisador aberto para as mudanças,transformações,ou seja,disponível para o novo.

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  9. O que é isso, o sujeito na contemporaneidade?
    Por Cleidson de Oliveira*

    Foucault em um comentário de um ensaio de Kant, sobre "a questão do presente, a questão da atualidade: o que é que acontece hoje? O que acontece agora? E o que é esse “agora” no interior do qual estamos, uns e outros, e que define o momento onde escrevo?
    Kant escreve um livro intitulado "O que é isso o iluminismo?" Para Foucault, com essa pergunta Kant cria os limites entre a modernidade e a contemparaneidade, por crer que o elemento principal que marca o contemporâneo está na interrogação crítica feita pelo sujeito contemporâneo, no uso de sua razão, em torno de uma analítica do presente e de nós mesmos, parecendo-me que essa escolha na qual nos encontramos confrontados atualmente é a seguinte: pode-se optar por uma crítica que se apresenta como uma analise da realidade em geral, ou bem se pode optar por um pensamento crítico que toma a forma de uma pergunta de nós mesmos e de um saber da atualidade, é esta forma de pensar e criar bases para a praxix que de Hegel à Escola de Frankfurt, passando por Nietzsche e Max Weber e fundou a contemporaneidade.
    Escolhi até aqui este raciocinio, centrado na questão da filosofia, para mostrar que essa pergunta, feita no século XVIII vai ser esse "pano para as mangas" que estamos a refletir hoje. Fazendo alusão ao textos e a pesquisa dos filósofos anteriormente citados, lanço essa pergunta: O que é isso, esse sujeito da contempareneidade? A época em que vivemos é diferente da modernidade, embora seja filha dela, e os elementos que definem essa contemporaneidade são, o entusiasmo na ciência e nas técnicas, moldadando a realidade natural e cultural, dando a essas um aspecto virtual, artificial, mas esse entusiasmo vem perdendo vigor quando percebemos o quanto o mal uso da ciência e das tecnologias pode nos levar, como diz Boff, "ao fim da aventura humana na nave chamada terra" e a ausência de liberdade por um engodo da sua plenitude, assim, dessa reflexão nasce a filosofia ecológica, os movimentos holísticos,uma consciência ambiental. Entra nos elementos da contempareidade e do sujeito contemporaneo, a questão da industria cultural, da mídia, da comunicação digital, que disse Horkheimer, pode, por seu uso, auxiliar na construção de uma sociedade mas humana, ou leva-la a destruição. Seguindo este pensador, insiro a razão crítica e a razão instrumental, fazendo a relação com o que fora citado no capítulo 3 do módulo quando fala do sujeito da contemporaneidade, um agente da história e um sujeito a sua margem e o que Kant vai chamar de, sujeito da luz, ou da razão, em oposição ao sujeito da menoridade. Classificações que se resumem em: O sujeito que reflete, analisa, busca compreender o que está acontecendo hoje e o que se é no hoje, encontrando as possibilidades de atuação, construção e recontrução, frente ao sujeito passivo, preguiçoso, que a história passa e também todas as discrepâncias da contradição e luta histórica recai sobre ele. Ligando isso a questão da educação, veremos que, ser um professor atuante é ser um professor da sua época, a par das transformações e novidades, não só para usa-la, ou para fazer elas funcionarem, estando na dimensão da razão instrumental, mas refletindo e criticando-a, para construir com essas ferramentas um mundo justo e sustentável.

    *Blogger: conviteaofilosofar.blogspot.com
    e-mail. conviteaofilosofar@gmail.com

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  10. Ola Lusi, parabéns pela proposta e seriedade do trabalho a ser realizado.
    Concordo com os colegas nas afirmações e interrogações , nós educadores
    Não podemos ficar a margem do contexto atual, uma vez que professores e alunos
    São sujeitos da contemporaneidade. O educador precisar estar sempre pronto a dar um passo a frente, estamos inseridos em um cenário de busca e afirmação no qual precisamos ter atenção e criatividade.
    Mas confesso estar inquieta e preocupada temos a responsabilidade de ajudar a formar pessoas, o ser humano é movido por sentimentos ,emoções,reações e diferente você assistir um filme e uma peça de teatro , muitas vezes é preciso olhar nos olhos, apertar as mãos e dar um sorriso, temos que ter muito cuidado o homem criou e “domina” a tecnologia não pode se deixar dominar por ela.
    Trabalho com educação artística o sentimento e a criação estar associados à imaginação, na verdade me preocupo com a distância dos olhares.
    O educador da contemporaneidade tem um grande desafio e responsabilidade.

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  11. Após a análise do texto " O sujeito da Contemporaneidade", pude perceber que o indíviduo por si só é apenas mais um na sociedade, mas quando se refere a contemporaneidade isso se torna mais amplo, pois ele passa a ser o indivíduo inserido na sociedade atualizada, como o texto relata "...compreender o sujeito na contemporaneidade é muito mais que os aspectos apresentados, pois é percebe-se como este sujeito e adaptar-se aos princípios da modernidade."
    A sociedade de um modo geral sofre transformações e que o indivíduo tem que está atento à essas transformações para não ficar para trás.
    As crianças que estamos ensinando na atualidade já nasceram na tecnologia e nós somos considerados imigrantes digitais, por isso temos que a cada dia nos atualizarmos e buscar nosso desenvolvimento intelectual para que não sejamos mais um na multidão.

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  12. Olá Lusi, gostei muito do tema discutido ontem sobre o sujeito na contemporaneidade e pude perceber que o ser humano deve estar sempre em transformação e em busca de novos conhecimentos. bjssssss. Ass: Val

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  13. 1- O Capítulo 3 do Módulo: Formação Continuada 2011, onde trata da Contemporaneidade e o processo sociotécnico, costitui-se em uma importante ferramenta de reflexão, e que nos convida a repensar sobre os valores que mudam paradigmas, comportamentos individuais e coletivos, na contemporaneidade.
    Um dos fatores que é preciso levar em consideração é o processo sociotécnico, legado da grande evolução que nos permite através da internet - da mídia e de muitos outros recursos transformar o mundo em uma aldéia global. Trata-se também de um tempo paradoxal, hora vivenciamos o saber usar da tecnologia ao nosso favor, favorecendo ao bom progresso da educomunicação, mas também muitos conflitos favorecidos pelo mal uso dessas ferramentas.
    Nós, que nos consideramos educadores, devemos a "aprender a aprender" a utilizar bem e a facilitar a construção do conhecimento junto ao alunado, objetivando contextualizar a evolução, sem perder de vista os nossos saberes ancestrais. Pensando o global e agindo local e conscientemente, de modo sustentável, crítico e reflexivo. Ser sendo sujeito da contemporaneidade: inovador - dinâmico - dialógico - crítico. Cidadão do lugar ao mundo e do mundo ao lugar. Dialético, de fato.

    2- Já o filme, ititulado "A Última Hora" nos provoca inquietações: Como estamos sendo e agindo frente ao mundo? A humanidade aparece como uma especie de vírus que devora o planeta Terra, nossa morada comum. Mas ao mesmo tempo poderemos ser o vírus do bem, que sabe cuidar e salvar o planeta, garantido a partir das boas atitudes presentes, um futuro melhor para a humanidade e a garantia da continuidade da vida na terra, para as próximas gerações.
    Então, "vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer" (G. Vandré). Como educadores do presente rumo ao futuro, devemos ser essa mola propulsora conscientizando-nos primeiros para uma luta na práxis pedagógica. Convidando o nossos educandos-educadores para serem conoscos sujeitos da mudança e da ecocidadania integral.

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  14. Olá Lusi, foi muito bom me alertar quem sou eu na contemporaneidade, pois nem eu mesma me dava conta que sou um "polvo" fazendo múltiplas tarefas ao mesmo tempo e vejo a importância de estar sempre inovando os meus conhecimentos e como o proprio nome já diz a formação é continuada. Bjsssssss Flavia.

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  15. Lu, o tema abordado me fez refletir sobre como é importante nos aprofundarmos e estarmos abertos a novas conquistas, pois podemos perceber que a Sociedade Contemporânea vem sofrendo mudanças nas relações de trabalho, na globalização e na economia, visto as inovações na tecnologia.
    Parabens!!! Bjs Kátia

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  16. Olá Lusi,
    Amei o tema abordado ontem sobre "sujeito da contemporaneidade". Aquele trailer falou muito forte - como despertamento para nós. É mister que as mudanças aconteçam. Cabe a nós acompanhá-las para não deixarmos de ser protagonistas.
    Josy

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  17. Oi gente!

    Fico muito feliz por perceber que estamos resignificando o nosso penasr sobre ser educador na cntemporaneidade.
    Parabéns a todos que contribuíram vcs acabaram de entrar numa rede de colaborações e suas impressões irão levãr a reflexão de outros, pois este é um soft lire.
    Beijão!

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  18. Olá Lusi, o tema abordado “O Sujeito na Contemporaneidade” é muito pertinente, principalmente no mundo em que vivemos, onde é preciso que as pessoas percebam e se pergunte qual a sua função na sociedade, saber o que é um ser social? Participando das transformações que estão ocorrendo em todo o mundo e não se deixar alienar. Dessa maneira conseguiremos formar um Educador capaz de dialogar, interagir e socializar com todos.
    A formação de docentes hoje assume uma posição de destaque nas discussões relativas às políticas públicas e privadas na educação. É uma preocupação que se clarifica nas reformas que são implementadas na política de formação docente – mas que nem sempre alcançam o objetivo esperado- assim como nas investigações e publicações sobre a formação inicial e continuada dos professores. É importante que o sujeito seja o homem do seu tempo, aberto a discussões e interações com o novo, que esteja sempre preparado para absorver as novas informações, filtrando as pertinentes. Assim ele será protagonista da sua história e trará contribuições importantes na história de outras pessoas.

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  19. A partir da analise do material proposto pré-suponho que de passagem, a coletividade social “avançada” determina do sujeito contemporâneo uma caráter paradoxal: ser um indivíduo e ao mesmo tempo pertencer ao grupo. Todavia, o sujeito contemporâneo existe sob a aflição da vida superficial que lhe impõe inúmeros rumos. Em meio a esse contexto, ele deve aprender a coexistir com o desprendimento, a versatilidade, a improbabilidade e o efêmero. Existe em mim apenas uma certeza, aquela de que tudo se torna démodé rapidamente e torna-se antiquado, antes mesmo que o sujeito tenha uma chance de apreender a “realidade” efetivamente.

    Abraços a todos.

    Silvio

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  20. Não acredito que as tecnologias sejam demodê, pois ~e a evolução de uma era e não simplesmente de uma epoca, de uma estaçcão. E muito mais que isso, pois a revolução Industrial revolucionou uma era e continua existindo, então, esta industrialização foi demodê... acredito que não.

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  21. Olá Lusi,gostei muito do tema abordado hoje Educação Inclusiva.Onde pude perceber de um modo geral que a base da mesma é o amor e dedicação e que não devemos deixa-la apenas nas teorias e sim exercer a prática. Bjs Aline

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  22. Tudo bem Aline mas este webquests ~e sobre ontem.
    kkkkkk LU

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