segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Webquest - Módulo V

AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL DO MANGUEZAL DO MUNICIPIO DE CABUÇU, SAUBARA-BA.


Introdução
O Município de Saubara, que inclui os distritos de Cabuçu e Bom Jesus dos Pobres, situado a noroeste da Baía de Todos os Santos, abrange um amplo ecossistema de manguezal, que é considerado como os ambientes de maior produtividade do mundo alem disso eles formam um dos mais referendados ecossistemas das regiões tropicais e subtropicais, com uma vegetação bem especifica denominado mangue que cresce em substratos lamacentos de alta produtividade, ocorrendo desde a desembocadura dos rios até as regiões de influência das marés, formando assim ligações transitórias entre o ambiente marinho e o terrestre.
Baseado em informações sobre a diminuição da comunidade de caranguejo, o estudo que foi realizado nos mangues de Saubara – Cabuço -Bahia serão registrados e contextualizados seguindo as tarefas.
Boa atividade e Sucesso!


Tarefa
Após o trabalho desenvolvido, no final de semana, nos manguezais de Saubara, siga as instruções das tarefas a serem realizadas e postadas no blog trabpedagógico.blogspot.com.
1.      Leia os textos no blog e comente-os;
2.      Poste, no blog, os resultados obtidos durante o estudo de campo;
3.      Faça um cartaz promovendo o extrativismo com responsabilidade preservativa dos caranguejos;
4.      Leia as reportagens nos sites para a discussão de grupo na sala de aula:

Processo:
Os alunos serão separados em 5 grupos por turma que realizam as seguintes pesquisas:

I.         Analises socioeconômica da população do município de Saubara, distrito de Cabuçu-BA;
II.        Analise fitossociologica da comunidade vegetal do manguezal do município em estuo;
III.       Analise da estrutura da população bioindicadora de degradação ambiental;
IV.       Métodos de colega de água superficial e;
V.        Métodos de coleta de sedimento para analises químicas



Para tanto, posteriormente com o auxilio de um ônibus os discentes no dia 02 de Setembro serão conduzidos ao distrito de Cabuçu, município de Saubara-Bahia (S 12o45'26.4'') e (W 38o45'20.2''). Lá os mesmos serão acomodados em uma base de campo (casa) devidamente alugada pela instituição e receberão as orientação finais para o desenvolvimentos das atividades por grupo coordenados por um professor tutor. Posteriormente os grupos serão levados a localidade de realização do trabalho de campo, como demonstra a figura abaixo e realizam suas pesquisas de acordo com métodos explicitados a seguir.

Fig. 1. Fotografia aérea do manguezal do distrito de Cabuçu, Saubara-BA onde serão realizadas as aulas práticas de recuperação de área degrada dos alunos do 9º ano do Colégio Império do Saber

Após o trabalho desenvolvido, no final de semana, nos manguezais de Saubara, siga as instruções das tarefas a serem realizadas e postadas no blog da coordenadora trabpedagógico.blogspot.com. Seguir as orientações das tarefas.
Avaliação:
1.      Participação do aluno no estudo de campo;
2.      Comprometimento no trabalho realizado sobre o estudo da comunidade de caranguejos;
3.      Comentários das atividades postadas no blog;
4.      Participação em sala de aula.

Conclusão:
Este trabalho foi realizado com muito esplendor e responsabilidade. É a forma que encontramos de mostrar a contribuição sobre a preservação do meio ambiente e de estudar formas de combate a escassez da comunidade de caranguejos. Tenho certeza que para todos foi de grande aprendizado e muito prazeroso. Que este trabalho seja uma continuação de outros que venham mostrar a necessidade de trazer a discussão dos problemas ambientais para sala de aula.

Crédito:
Coordenação Lusiane Carvalho da Silva
Professor – biólogo – Silvio Cruz
Ano:      Turma: A e B
Estabelecimento de Ensino – Centro Educacional Império do Saber
Atividade: Módulo V – Prática Pedagógicas e o Uso das TICs- Professora Maristela Midlej




Um comentário:

  1. Lusi,
    Você está de parabéns. Hoje podemos realizar oficinas, por sinal, muito ricas. Com relação ao filme, a educação muda, óbvio, torna-se mais rica e promove interação.
    Amei muuuito a palestra de ontem, quando Ive Carolina ministrou sabiamente sobre Educação Inclusiva. Realmente, incluir não é apenas receber, mas, acolher. E quando a família abraça a causa melhor fica para a criança superar. Emocionei-me quando foi citado o caso de João Vitor, muito interessante.Eu tmabém tenho um sobrinho especial.

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