sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Formação Continuada de Professores - Dimensões Estruturantes no uso das TIC`S

Olá Educador da Contemporaneidade!

Hoje, como os outros, foi um dia especial, pois Dimensões estruturantes é tudo que o educador precisa para mover habilidades e possibilidades no uso das TIC.



Quantas habiliades foram movidas hem! Desde o Diário de bordo recheado de emoções e conteúdos, aqui quero parabelizar nossa dupla infalível de filósofos: Cleidson no violão e Fredson na declaração do lindo poema, mas como não sou de deixar ninguém enciumado não posso esquecer de Daci, Angelica (os conteúdos mostrados no diario sistematizou uito bem o trabalho anterior).
Parabéns a equipe!
Agora vamos proseguir!






 
1. Introdução:



O Uso das Tic (tecnologia da educação e comunicação), no âmbito da formação dos educadores para uma prática, atrelada ao uso das mesmas com efetividade e interatividade, traz possibilidades que surgem com as redes de colaboração e a inteligência coletiva, integra uma forte componente educativo, orientada para uma práxis pedagógica ativa, com base no desenvolvimento de uma inteligência coletiva enquanto profissionais da contemporaneidade e integrante da cibercultura sendo consumidor responsável e utilizador inteligente das tecnologias disponíveis.

O uso das TIC é eixo estruturante da educação e, ao mesmo tempo, ser ganizador metodológico do processo didático que lhe está subjacente.



2. Tarefa:

1. Hoje estivemos em momento de oficina onde tinhamos o not boock (instrumento da tecnologia digital) e papel + cabeta (instrumento da tecnologia habitual). Bom ambas foram estruturanes na realização da oficina, portanto as novas educações desprezam a escola virgente ou vem para trazer dimensões estrururantes ao educador? Comente sua opinião.

2. Segundo o vídeo Educação em Rede, a educação muda com a tecnologia? Que tipo de mudanças queremos do educador para sua inclusão digigital?

3. Processo:

Reveja o vídeo; leia a tabela construída pela sua equipe e responda ao comentar fazendo a relação das duas tarefas com as dimensões estruturantes do uso das TIC`S na sua rática pedagógica.

4. Avaliação:

Com base nas discussões (por sinal muito rica); com análise dos comentários; utilização da tabela confeccionada em grupo na realização do plano de ensino e planejamento diário.

5. Créditos:

Centro Educacional Império do Saber
Mediadora: Lusiane Carvalho da Silva Santana
Formação Continuada de Professores - Ano 2011
Data 28 de janeiro de 2011

11 comentários:

  1. Os novos instrumentos para uma educação em consonância com seu tempo, não pode e nem deve desprezar a escola vigente, alias, ela deve ser mais um mecanismo de transformação e enriquecimento, para garantir, reflexão, crítica e mais criatividade, dinamismo e atualidade no processo de ensino e aprendizagem, fornecendo ao educador as dimensões estruturantes disponíveis e possíveis para sua formação na contemporaneidade. Isto, pois a questão, que é pertinente na escola vigente, se faz tão viva e até mais atual no olhar das novas educações, a reflexão sobre o mundo e a atuação, não só reprodutora, mas pensante, construtora e problematizadora sobre o mundo complexo da conteporaneidade. Deste modo a educação muda sim, mas trazendo os elementos ainda vivos e pertinentes dos sistemas anteriores, muda percebendo que o mundo muda e, sendo a educação um processo de compreensão por parte do educador, da realidade e dos movimentos no espaço que o circunda, acerca do que está acontecendo, é necessário que o educador mude no que se refere, primeiro no seu olhar, no ato de ver o novo, é preciso enxergar com curiosidade, abandonando os preconceitos, neste sentido eu evoco a capacidade dos filósofos de se espantar, se encantar com o que se mostra e querer usa-lo para compreender a realidade e ser um sujeito do seu tempo. Segundo, mude para se apropriar dessas ferramentas, conhecendo-as e usando-as para fazer educação.

    ResponderExcluir
  2. As Dimensões Estruturantes na utilização das Tic’s dentro do sistema educativo
    Por Emanuele Morais

    ‘A proposta tecnológica sempre foi incluir socialmente as pessoas garantindo acesso à informação e barateando os custos dos meios de produção multimídia através das novas ferramentas que ampliam o potencial crítico do cidadão’, segundo o professor Nelson Pretto comentando em seu artigo Tecnologias e novas educações postado na web.
    Com base nas reflexões de Pretto, podemos então acreditar que nada melhor do que a escola interagindo com as Tic’s para transformar o aluno em um cidadão crítico da realidade social contemporânea e o professor ocupando o papel de organizador e sistematizador desses novos conceitos estabelecidos pelas Dimensões Estruturantes, sem desprezar os paradigmas que formulam a sala de aula onde nós educadores devemos continuar suscitando no aluno tanto a linguagem escrita como a oral, as produções textuais, a troca de conhecimento entre os pares etc, pois, não podemos esquecer que o uso das Dimensões Estruturantes existe para dar uma resignificação à Educação da Contemporaneidade que queremos construir. Acredito que a proposta segue esse caminho.
    Que troca maravilhosa pró Lusi, estou me sentindo agraciada com tanto conhecimento adquirido ao longo desses dias!

    ResponderExcluir
  3. 1-De forma geral o que é tecnologicamente novo, moderno chega para contribuir de forma positiva no incremento de alguma ferramenta que utilizamos na contemporaneidade. Não se deve contudo, não levar em consideração que o novo, o moderno só existe porque antes existiu o que é hoje considerado velho, arcaico. Nem sempre nesse processo continuo o que já não é mais tão atual deve necessariamente ser relegado ao passado. O uso das “velhas” tecnologias deve ser contemplada em sala de aula pelo educador enquanto foram capazes de estruturar a sua prática e enquanto forem a forma principal de seus alunos inserir-se tecnologicamente nas mesmas.
    2-A tecnologia tem o poder de aumentar a qualidade da educação mas como qualquer outra ferramenta se não for empregada de forma consciente, crítica e significativa será um recurso esvaziado de significado praático e enriquecedor. A tecnologia empregada na contemporaneidade na a´rea da educação deve ser capaz de conectar os alunos com o mundo não apenas virtual mas também com a realidade que os circundam. Esse deve ser um dos maiores desafios que TIC´s deverão ser capazes de enfrentar. As TIC´s devem ser inseridas no contexto escolar pelos seus gestores, professores etc de forma crítica e cuidadosa pois pode ser uma ferramenta de isolamento entre alunos e entre professor-aluno. Na verdade o objetivo final da inserção das TIC´s deve ser a resignificação dos objetivos educacionais, a aproximação entre teoria e prática, entre mundo real e mundo virtual. Para que tal processo aconteça o professor deve manipular as novas TIC´s e ser um crítico visando sempre o aprimoramento de sua praxis pedagogica.

    ResponderExcluir
  4. O tema de hoje “Dimensões estruturantes no uso das TIC’S” proporcionou um bom entendimento sobre a utilização dos recursos em sala ou em rede. O uso das TIC’S está voltado para melhorar e auxiliar o professor em sala, visando assim garantir um aumento no ensino-aprendizado do corpo discente. Dessa maneira as tecnologias na educação são vistas como ferramentas utilizadas pelo professor para se atingir metas. Quando se uso a idéia de tecnologia como elemento estruturante, isso faz com que esse uso das tecnologias se mostre no sentido de abrir espaços de colaboração, produção e troca de conhecimentos. Neste ambiente o docente é quem orientará o alunado e indicando o campo de possibilidades de criação fazendo uso das novas tecnologias. Para que tal proposta dê certo é necessário que professor de modo estruturante permita que o aluno se envolva nesse projeto, onde ele juntamente com o mestre possa interferir e optar por caminhos em que o estudo deve ser levado, fazendo o uso das novas tecnologias seja elas blogs, facebooks, messenger, rede social qualquer que seja, a importância é a interação e inclusão de todos nesse contexto educacional. Contudo é necessário que haja responsabilidade e uma boa orientação para que o alunado não desvie atenção do foco de trabalho planejado. Sendo assim, a tecnologia desemboca como elemento estruturante, inventando novas maneiras de transmitir este conhecimento produzido.

    ResponderExcluir
  5. 1-Particularmente acredito que não, pois há uma raiz muito profunda e sólida o que torna o modelo atual vigente à base da educação, fornecendo espaço a novas alternativas para transmissão e absorção do conhecimento de maneira interativa, inclusiva e evolutiva para um melhor resultado educacional. Nesta mesma vertente, nós educadores que participamos de um processo diferente ao atual, se somamos a experiência, o conhecimento com inclusão digital resultará numa base sólida e pessoas melhores com visão ampla na missão de fazer parte da vida de outros como educador.
    2-Sem dúvidas que sim, desde que o educador esteja comprometido a utilizar de forma correta a tecnologia sem transferir para a mesma o seu papel, sem esquecer que os meios tecnológicos são recursos que surgiram para facilitar a interação com informação ao benefício de todos, não podemos esquecer que essas ferramentas (entre elas internet) quando utilizada de forma displicente e intuito maléfico pode se transformar em arma contra a própria humanidade. Na educação, mesmo que seja trabalhoso o controle, este é imprescindível para alcance dos seus objetivos.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza as dimensões estruturantes vieram para contribuir e muito na formação de professores.Hoje tenho a certeza de que o educador precisa repensar a sua relação com o saber e com o trabalho que pretende desenvolver com seus alunos.
    Seguindo o pensamento de um pesquizador françês, o educador da contemporaneidade, precisa entender como os seus alunos aprendem, para poder ensiná-los de forma significativa.
    Levando em consideração as exeriências trazidas por seus alunos para sala de aula. Aprendi algo muito significativo hoje no curso: "Não há tecnologia sem metodologia, ou seja o educador deve promover aulas que estimulem além do raciocínio lógico do educando, o interesse em participar das mesmas.

    ResponderExcluir
  7. A discussão sobre Dimensões Estruturantes no uso das TIC’S, na sala de aula e na rede, foi muito enriquecedor para nos educadores da contemporaneidade, que temos que aprender a lidar com todas as possibilidades inovadoras da tecnologia. Entendemos ainda que o recurso das TIC’S, se bem utilizado, torna o saber mais agradável para os alunos, por ter uma grande intimidade com a tecnologia, não apresentam resistência, pois interagem com essas ferramentas o tempo todo, e, acima de tudo, gostam de manuseá-las.
    Se formos pensar sobre a questão do ensino na era contemporânea, temos a tecnologia como um elemento estruturante uma grande aliada para a nossa prática, por ser ela um suporte facilitador na formação e assimilação do aprendizado, pois aproxima o ambiente escolar da realidade do aluno e o ato de aprender se torna muito mais prazeroso, além de ganhar um sentido maior na vida do estudante.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Educadores da contemporaneidade!

    Vcs formam uma equipe e tnto no contexto da educação com dimensões estruturante ao uso das TIC`S. AS discussões e os comentários são enriquecedores e somam o nosso aprendizado.
    Prabéns a todos.
    Lu

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez o encontro propocionou um momento reflexivo, diante de uma conjuntura tecnicacientífica, que exigem toda uma estrutura de busca do saber conviver com o que aí está posto e dialogar com todo um legado de conhecimentos, que trazemos na memória e que devemos celebrar na práxis pedagógica.
    Assim sendo,unindo o novo com o tradicional, fazendo uma convivência equilibrada e harmônica. Educativa libertadora, utilizando bem toca os recursos da ciência e da tecnologia da contemporaneidade.

    ResponderExcluir
  11. E isso faz de nõs filõsofos, pois nos deleitamos na ^fonte^para busca de mais saberes que estarão movendo conhecimentos na ação eficaz, mas sobretudo não nos limitaremos a estes saberes.
    Lu

    ResponderExcluir