quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Formação Continuada de Professores - IMPÉRIO - 2011

Formação Continuada de professores
Data: 26/01/2011

Olá professores!
Segundo dia da formação e cada dia mais estamos interligados.
Espero que neste Webquests você possa sentir mais prazer, pois não é uma obrigação, apenas uma forma de fazer história na sua formação



1.Introdução:


A contemporaneidade e o processo sociotécnico

Sabendo que a tecnologia, no contexto da contemporaneidade, se constitui como construção sóciotécnica, cujos usos e aplicações são de fundida pela atuação direta dos sujeitos com que interage é importante significar o estudo anterior sobre o sujeito passivo (que vê a história) e o sujeito ativo ( que faz a história) para repensar na questão:
“Quem é você na contemporaneidade?”




Sabemos que a revolução tecnológica tem afetado a cultura e a economia global e , neste caso quem deve ser o educador no mundo sociotécnico é a pergunta que não quer calar.


Sendo assim, nas suas impressões sobre este capítulo procure ao máximo rever sua postura dentro do processo sociotécnico para realizar seu webquests.
Sucesso, Educador Contemporâneo!
Lusiane Carvalho



2. Tarefa

Expresse seus sentimentos ( sem teorizar com autores outros) sobre como você se sentia educador antes e como vocês se sente agora que conhece a tecnociência e sabe a importância das TIC (Tecnologia da Informação e comunicação) na contemporaneidade.

3. Processo

Não perca a oportunidade de montar seu blogger propagando suas produções e alimento a rede colaborativa. Esteja conectado e seja um educador de sucesso!

4. Avaliação

Estaremos neste webquests avaliando um ao outro nos comentários expostos o que corresponde as tarefas e interatividade trabalho.



19 comentários:

  1. É interessante e fundamental pra mim Educadora da Contemporaneidade, refletir sobre a minha prática pedagógica e postura diante desses recursos tecnológicos na escola, na sala de aula. Pois compreendi que a sociedade contemporânea, é hoje mais do que nunca, informativa, situada meio a um mundo complexamente globalizado. Com isso, não há como fugir ou obscurecer o significado desses instrumentos nos processos educativos, pois, a difusão da informação e do conhecimento é maciça, acelerada e contínua, como também, é muito tendenciosa a crescer dia após dia.
    Portanto, não posso continuar acreditando que apenas a escola tenha o papel de transmitir informações, até porque, há muito tempo já existem veículos significativamente bastante eficientes para esta ação. E sim, devo requerer de mim mesma como educadora, a função de mediadora entre o ensino e o aprendizado pautado nas novas tecnologias, como foi colocado neste 2º encontro, a fim de me permitir que meus alunos transformem meras informações em conhecimentos com significados para sua vida real, para que meus alunos se tornem um “ser” ativo, participativo e construtor da sociedade em que vive.

    ResponderExcluir
  2. Observei a literatura proposta e hoje sei que a Tecnociência tem um horizonte possível para propor uma atmosfera colaborativa que leve docentes, como eu a se apropriarem e utilizarem as Tecnologias da Informação e Comunicação enquanto mais uma ferramenta que permita a aquisição de uma autonomia que lhes comporte efetuar alterações efetivas de suas práticas pedagógicas que possibilitará torná-lo um tecnocientísta.

    ResponderExcluir
  3. Olá Lusi
    Confesso que ontem mediante a tantas teorias tecnológicas estava me sentindo um peixe fora d'água,mas hoje eu pude perceber e entender melhor muita coisa.
    Inclusive fazendo uma alta análise pude perceber claramente que ainda tinha certa resistência mediante a utilização de alguns recursos tecnológicos apesar de procurar a melhor maneira e forma prazerosa de passar os conteúdos para os meus alunos,isso era ontem,pois hoje sou uma nova professora inserida agora na “TIC”.
    Amei a idéia que me deu em criar um blog e colocar as minhas aulas nele .
    Por incrível que pareça eu sempre quis ter um mais achava que era muito difícil e nunca tentei .
    Fazendo isso as mães podem estar interagindo comigo e com seus filhos em casa,valorizando ainda mais a minha prática em sala de aula e fazendo com que as mães participem mais da vida escolar de seus filhos e dêem a sua contribuição quando quiser uma ajudinha e uma idéia nova sempre serão bem vindas.
    Quero sua ajuda para criar este meu blog.
    Beijooooo....

    ResponderExcluir
  4. TIC (tecnologia da informação e comunicação) / O Educador e a Tecnociência
    Por Emanuele Morais

    Não posso dizer que estive dispersa da realidade virtual, pois, sempre me propus a utilizá-la não apenas no desenvolvimento dos meus trabalhos e pesquisas, mas principalmente, a introduzi no meu cotidiano quando percebi as variadas condições que ela abre ao me convidar para construção de conhecimentos.
    As TIC’s paralelas ao processo de ensino-aprendizagem exige uma nova postura do profissional da educação, ou seja, estabelecendo por meio do conjunto de práticas técnicas ao despertar no aluno o desejo de que ele aprenda acreditando na sua capacidade de evoluir integrando sempre novas experiências e dimensões que este admirável mundo novo cibernético nos apresenta.
    O professor não pode mais se propor à inconformação e a inércia, transmitindo aos alunos uma visão negativa e desanimadoras da realidade. Levantemos a bandeira:
    “A humanidade não tem outra alternativa senão evoluir junto com o tempo e ser o co-autor das ações realizadas no tempo”.
    Agradeço a oportunidade!

    ResponderExcluir
  5. Olá Lusi
    Diante da aceleração do nosso di-a-dia a TIC não é importante apenas na EaD, também nas escolas. Há algum tempo atás utilizava-se correios e telefones e se obtinha sucesso. Cabe a mim, educadora, mergulhar cada vez mais na tecnologia. Afinal, depois de tanta conexão percebe-se que o homem mesmo estando em países diferentes estamos todos falando o mesmo idioma.
    Beijos,
    Josy

    ResponderExcluir
  6. O Educador e a Tecnociência/TIC(Tecnologia da informação e comunicação.
    Começarei,esse comentário,remetendo-me a um ditado popular,qual fora mencionado pela coordenadora pedagógica Lusiane Carvalho:"Uma aranha que esta na teia,se cair a lagartixa come."Trazendo,essa lógica para vivência do professorado,sobretudo,aquele que mantém um compromisso em evoluir a Educação,este não exitara em envolver-se com a tecnociência e suas ferramentas,fontes contemporâneas que interligam os sujeitos principais da sala de aula,professor/aluno. A velocidade midiática do conhecimento,é algo que perpassa as "mãos" do professor,trazer os "Rafas da vida",para perto da História,Matemática,Geografia,já não é mais algo que depende somente da oratória,é necessário deixar-se levar pela constante troca de informação,a figura de Detentor do saber,já não cabe mais,sendo assim esse Ser contemporâneo,não tem medo de suas máquinas,seus softwares,cada vez mais "natural", Educação e Tecnologia caminham e se entrelaçam nos caminhos evolutivos da humanidade.

    Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas ...
    Que já têm a forma do nosso corpo ...
    E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos
    mesmos lugares ...
    É o tempo da travessia ...
    E se não ousarmos fazê-la ...
    Teremos ficado ... para sempre ...
    À margem de nós mesmos..

    (Fernando Pessoa)

    ResponderExcluir
  7. Achei a discussão de hoje muito interessante e elucidativa, pois trouxe questionamentos relevantes a serem analisados sobre a contemporaneidade e os valores trazidos pelas constantes mudanças em todos os setores sociais que influenciam diretamente as atitudes comportamentais individuais e as coletivas.
    É fato que a tecnologia tem contribuído para tornar a informação mais acessível a todos, criando uma integração global, e o mais importante é que também somos parte dessa sociedade tecnologicamente globalizada e também mais complexa, propiciando cada vez mais o surgimento de novas identidades.
    E nós, educadores, temos que superar nossas limitações no uso dos recursos tecnológicos na sala de aula, pois estes são importantes no processo do ensino/aprendizagem, já que o conhecimento está amplamente difundido, devemos tirar daí o máximo de proveito para transformar nosso aluno consciente dessa realidade, sabendo utilizar de forma crítica as ferramentas digitais, para transformar as informações em conhecimentos sólidos para sua vida, enquanto ser critico participante dessa nova modalidade social.

    ResponderExcluir
  8. Parab~ens conectados!

    Fico feliz em perceber a evoluçâo das discssões e que estão explicitas nos comentãrios.

    Parab~ens a todos!

    ResponderExcluir
  9. Até ontem, tinha um pouco de resistência em utilizar as TIC, mas depois de ontem não me vejo fora desse contexto. E os comentarios feitos pelos colegas acima foi muito enriquecedor para mim. bjssssssss!!!

    ResponderExcluir
  10. "Criar meu web site
    Fazer minha home-page
    Com quantos gigabytes
    Se faz uma jangada
    Um barco que veleja...
    Eu quero entrar na rede
    Promover um debate
    Juntar via Internet
    Um grupo de tietes de Connecticut

    De Connecticut de acessar
    O chefe da Mac Milícia de Milão
    Um hacker mafioso acaba de soltar
    Um vírus para atacar os programas no Japão..."

    A música do Gilberto Gil trás essa viagem ao mundo virtual e nos faz ver que na atualidade é impossível fechar os olhos.
    O educador que em pleno século XXI estiver , ainda resistente a essas mudanças tem que realmente repensar qual o seu verdadeiro papel na sociedade.Até mesmo porque as demais profissões dependem diretamente de um professor por isso , seja na Educação Infantil, Fundamental I, II , ensino médio e os cursos de graduação e ´pós , o preofissional tem que mergulhar nesse nova era , não esquecendo de utilizar esses maravilhosos recursos tecnológicos da melhor maneira possível , sem torná-los enfadonhos e de certa forma perder a sua funcionalidade.
    A pesar de não estar acompanhando o cursos de forma presencial, tenho analisado o módulo nos bastidores e vejo que a formação tem sido bastante proveitosa.
    Parabéns Lusi
    Parabéns colegas.

    ResponderExcluir
  11. Antes das discussões sobre o uso das TIC, fazendo uma análise atual, posso perceber que colocava-me, por mais que tivesse informado sobre o uso do e-mail, blogger, lousa, ainda distante do universo contemporâneo, com suas tecnologias e a relação que elas tem e o quanto ela faz parte da vida dos jovens, isto porque eu ainda não tinha noção da profundidade do assunto e das estratégias para seu uso nas salas de aula, percebi, divido as informações obtidas neste último estudo, que minha prática docente sem a compreensão do uso das tecnologias é incompleta e aquém de uma nova era. Sinto-me agora mais consciente da necessidade de ser um agente da história, um sujeito contemporâneo que reflete, percebe e busca atuar de maneira consciente, usando os instrumentos da sua época, para fazer educação, para interagir com os estudantes, trabalhando e interligando os conhecimentos.

    ResponderExcluir
  12. Lu, mesmo não participando das aulas presenciais, tenho analisado o módulo com carinho e visto como foi importante para meu aprimoramento, ter atuando justamente na area de Informática e tecnologia.Amei poder continuar aprendendo cada vez mais e inserir essa metodologia "TIC" na aréa de Educação Religiosa.
    Psiu!...Blog foi novidade para mim.Agora visitem o meu conceicaokatia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Estou maraavilha com o progresso de vcs. Kãtia blogueira!!!!!!! Vou lã agora mesmo!

    ResponderExcluir
  14. As tecnologias da informação e da comunicação (TIC) surgem como elo entre globalização e trabalho do educador. É imprescindível que o professor esteja pronto e consiga superar suas limitações de modo que a inserção dessas tecnologias na chamada “sociedade da informação” permita que ele execute um bom trabalho com o alunado. O mundo tal em um processo evolutivo tão absurdo que não cabe mais não fazer uso das TIC na educação, hoje tecnologia e educação caminham juntos em prol de uma mesma causa. Quando usamos a TIC na educação hoje, isso nos remete a ideia de muitos sobre a possibilidade de que tecnologias tenham sido criadas para finalidades totalmente alheias à educação, e isso cai por terra, pois está mais que provado que não podemos mais separar um do outro. Hoje, porém, a educação é quase inconcebível sem essas tecnologias, esse é um caminho sem volta e todos nós temos que nos adequar as novas tecnologias na educação.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns! Estar inserido é se envolver, conectar-se!
    D^continuidade a esta pratica com o uso das fermantas que te leve ao mundo da cibercultura.

    ResponderExcluir
  16. Eu acredito que o educador de hoje que tenta lutar contra os avanços tecnologicos inerentes da contemoraneidade está dando "um tiro no pé". Fingem que não vêem toda a mudança em curso. Esse tipo de educador esta indo contra a maré, está na contramão de toda essa revolução. Esse fato pode ser percebido quando o educador insiste em apegar-se ás velhas mídias desprezando os incrementos tenologicos. Dessa forma ele leva para a sala de aula recursos midiaticos que não dialogam mais com os alunos como jornais,revistas etc. Até as bandas que hoje viram sucesso estão fazendo o caminho inverso: se lançam na internet e só depois aparecem nos jornais e televisão!Se não integrar-se, se não participar do curso da história estará um passo atras dos alunos e dessa forma seu trabalho estará em perigo!

    ResponderExcluir
  17. Nos últimos tempos em que as tecnologias da informação e comunicação vem avançando a cada dia é impossível ficar de fora desse mundo.Para ser um professor da contemporaneidade não podemos ignorar este fato.Os tempos mudam,a criança muda e o educador tem obrigação de mudar.As TICs vem para somar,contribuir com o educador.O aluno precisa de orientação,informações completas e o educador deve está dando este suporte,desse modo ajudando a formar cidadãos pensantes.

    ResponderExcluir
  18. Como eu só me tornei professor agora estou bem integrado com as TICs e não sinto dificuldades diante delas, encaro tudo com muita naturalidade, já que faço uso constante delas. Confesso que é até dificil fazer esse comentário aqui diante da tela sem usar a linguagem habitual da web.
    Trilhei por muito tempo o mesmo caminho que o Rafinha caminho que o rafinha, chegava da escola ou da faculdade ia direto pro meu mundo virtual particular, mais com o passar do tempo comecei a perceber que era tudo tão veloz e dinâmico que já não tinha mais o mesmo prazer que antes, o excesso de imformação e interação feito de maneira desorganizada acabou se tornando nocivo, já que eu não absorvia nada do que me era oferecido, até as atualizações do meu antigo e nas minhas redes sociais já estavam perdendo o sentido.
    Com todo esse caos acabei me afastando de tudo, mais essa não era a suloção já que a necessidade tornava o usa das tics indispensável, então comecei a me organizar para poder tirar proveito melhor dessas tics, já que nas mãos certas são poderosos instrumentos na educação, o educador deve estimular seus alunos a utiliza-los, provocando neles a curiosidade diante de temas abordados nas salas de aula.

    ResponderExcluir
  19. Muito bem a todos mostraram que estão consciente da importância do uso das tics no processo educativo e que estas são dimensões estruturantes para o educador da contemporaneidade. Pode-se perceber na fala de Anderson (nativo digital) que até mesmo para ele o uso das TIC`S perpassa pelo fator adaptação, inserção e necessidade.
    Obs. Tem muito orgulho de ter sido sua professora um dia!
    Lusiane.

    ResponderExcluir