Olá Blogueiros-educadores da Contemporaneidade!
3. Processo:
Estamos finalizando uma etapa do nosso curso de Formação e Habilidades e Competência vieram justamente para que a vocês pudessem mover os conhecimentos, não se limitar a eles e realizar esse webquests com muita eficácia!
Sucesso!
Hoje a busca pelo aprender e o seu próprio estímulo não está centrado no educador, muito menos este conhecimento retido nele, mas está voltado ao desejo, a curiosidade, a vontade e até mesmo à necessidade do ser pelo aprender, assim o educador não pode perder as oportunidades de movimentar a busca pelo aprender e criar situações na mesma.
Aceitar uma abordagem por competências é, portanto, uma questão ao mesmo tempo de continuidade, pois a escola jamais pretendeu querer outra coisa, e de mudança, pois as rotinas pedagógicas e didáticas, as segmentações disciplinares, a divisão do currículo, o peso da avaliação e da seleção, as imposições da organização escolar, a necessidade de tornar rotineiros o ofício do professor e do aluno têm levado a pedagogias e à didáticas que, muitas vezes, não contribuem para construção de competências.
São múltiplos os significados da noção de competências. PERRENOUD (1997b) a define como sendo “uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles”.
A noção de habilidade e competência é um testemunho de nossa época. É uma noção geral, que conhece um uso extensivo em lugares diferentes da sociedade, sendo utilizada pelos atores sociais e também por aqueles que observam e analisam os fenômenos sociais.
A questão da construção da competência em educação vem sofrendo um amplo questionamento por parte dos educadores: “O debate sobre competências reanima o eterno debate sobre cabeças bem feitas ou cabeças bem cheias. Desenvolver competências é assunto da escola? Ou a escola deve limitar-se à transmissão de conhecimentos?” Assim, PERRENOUD (1997a) questiona o papel da escola ante à questão da competência.
2. Tarefa:
1. No vídeo pudemos analisar a ação peagógica, a técnica, as habilidades e a competência, após discutimos sobre estes movimentos no ato do aprender a aprender. Como o educador pode ter uma práxis pedagógica com desenvolvimento de habilidade para gerar competência no aluno?
2. Você se sente apto para desenvolver um trabalho numa Instituição de Ensino que possui suporte pedagógico com o deenvolvimento de habilidades e competências e contextualizada na teoria sócioconstrutivista-interacionista?
3. Elabore um plano de ensino seguindo a tabela exposta no slide e envie para o email lusianecarvalho@hotmail.com. Os professores podem utilizar o plano de Ensino da I Unidade 2010 e resignificar, para tanto solicite-o por email.
3. Elabore um plano de ensino seguindo a tabela exposta no slide e envie para o email lusianecarvalho@hotmail.com. Os professores podem utilizar o plano de Ensino da I Unidade 2010 e resignificar, para tanto solicite-o por email.
3. Processo:
Comente o webquest e envie seu plano de ensino seguindo a tabela exposta no slide e envie para o email lusianecarvalho@hotmail.com. Vc pode escolher a área de conhecimento e a série.
Não deixe de postar do seu blog suas impressões e de avaliar o curso do webquests que estará disponível em breve.
Bom trabalho,
Lusiane
4. Avaliação:
Através dos comentários, das visitações em seu blog educativo, das discussões no processo de formação continuada, das atividades realizadas e por fim do plano de ensino a ser enviado.
Créditos:
Centro Educacional Império do Saber
Lusiane Carvalho da Silva Santana
Formação Continuada de Professores
Data: 29 de janeiro de 2011